Rádio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Domingos às 20h

« Página inicial

Sola Scriptura - Só a Escritura
Mário Hort - 03/01/2017

Tempestade, descargas elétricas e raios fizeram o início da Reforma! Aos 22 anos de idade, um jovem retornava da casa de seus pais, quando uma tempestade com raios e descargas elétricas envolveu a sua vida. Essa tempestade foi “O Lançamento da Pedra Fundamental”, que mudou a história, a cultura e o cristianismo dos últimos 500 anos.

Ao ver-se perdido na tempestade, o moço clamou ao céu gritando: "Ajuda-me, Sant'Ana! Eu me tornarei monge!" Tendo sobrevivido, o jovem entrou para a ordem dos Agostinianos, onde teve acesso ao que foi da maior importância para sua vida.

A UNESCO decidiu nomear como patrimônio da Humanidade, as cidades de Wittenberg e Eisleben, (Alemanha), reconhecendo que nestas cidades aconteceu um dos mais significativos eventos históricos, religiosos e políticos do mundo.

O jovem assustado pela tempestade foi acolhido num mosteiro, e lá ele teve acesso à biblioteca com os mais importantes livros. Martim Lutero, ávido por conhecimento, verdade e justiça encontrou no mosteiro de Frankfurt o que ele precisava. Noite e dia ele se debruçava sobre os livros, até que encontrou O LIVRO, a Escritura Sagrada, que é uma “biblioteca” com 66 livros, escrita durante 1.600 anos, e por 40 diferentes autores, que cravaram em letras, os mais importantes conhecimentos revelados por Deus. 2 Tim 3: 16.

O segredo principal de “Só a Escritura” como “bússola” de ensinamentos divinos impedem aos pastores, padres e religiosos aplicar golpes através de sonhos e revelações. Fazendo-os obedecer somente aos ensinamentos das Escrituras Sagradas, pois “só” a Escritura contém a “constituição” de Deus.
Escrever o capítulo referente à Escritura, no seminário Christliche Bildungstäte, aqui em de Fritzlar constitui uma honra singular para mim, especialmente agora, que já se passaram mais de quatro décadas, após os nossos estudos. Neste edifício nós, Mário & Natalia Hort, Isai & Aline Hort e Maiko & Djessica Müller obtivemos o fundamento principal para os ministérios pastorais que exercemos.

Nossos sacerdócios e o evangelismo Ecos da Liberdade obtiveram o principal DNA da teologia, conduta e capacitação, nesta instituição de ensino. O Seminário foi construído após a Segunda Guerra Mundial, sobre os muros da antiga cidade, com tijolos e pedras das ruínas que sobraram no final da guerra.
“Sola Scriptura” foi e sempre deve ser a pedra angular em Jesus Cristo, mas os estudos nos conectaram com pessoas ancoradas nas Escrituras que fizeram “a diferença” em todos os nossos caminhos internacionais, da evangelização Ecos da Liberdade.

Aos 66 anos de idade compreendo como nunca antes, o dramático significado de: “Só pela Escritura”, pois Deus fez a nossa história, ao nos tomar pela mão, e nos guiou por SEUS caminhos mundo afora.

Devo deixar claro que, em nossa série de artigos, não trataremos de disputas, referente aos cinco “SOLAS” da Reforma de Martim Lutero. Apenas conheceremos depoimentos pessoais, de pessoas de nossos dias e do nosso convívio atual.
Convido aos leitores a avaliar conosco os “Cinco Solas”, deixando de lado qualquer “PROTESTANTISMO” de ambos os lados. Nos próximos artigos avaliaremos as entrevistas e simples reconhecimentos da importância dos “Cinco Solas” como Pilares da Reforma que transformou o mundo ocidental dos últimos 500 anos.

Mário Hort

Gostou? Compartilhe esta página em sua rede social:

Mostrar todos os artigos