Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

Como construir um casamento feliz? 2ª Parte

Norberto Obermann - 11/06/2015

Na construção de uma casa ou prédio, para que tudo esteja funcionando perfeitamente, cada um dos trabalhadores deve cumprir com dedicação e esforço o trabalho que lhe tem sido ordenado.

Para que um casamento seja feliz é necessário que cada cônjuge cumpra com amor e dedicação o papel que lhe foi designado divinamente.

Felicidade no matrimônio não consiste apenas em encontrar o cônjuge ideal, mas em ser o cônjuge ideal. Ser o cônjuge ideal não significa ser uma pessoa sem defeitos, mas ser humilde o suficiente para reconhecer os erros e consertá-los.

QUAL É A RESPONSABILIDADE BÍBLICA DO ESPOSO?

Efésios 5:25: “Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela”.

A responsabilidade do esposo é amar a sua esposa, através do amor incondicional, perseverante, sacrifical e romântico. Deve encontrar tempo para declarar continuamente seu amor à esposa, pois ela necessita de carinho, aprecio, valorização e atenção.

Não deve exigir a liderança, mas deve ter a iniciativa para amar e servir. Deve ser sensível às necessidades da esposa e rodeá-la de cuidados e ternura. O esposo deve ser confiável, amigo, confidente e leal.

QUAL É A RESPONSABILIDADE BÍBLICA DA ESPOSA?

Gênesis 2:18: “Disse o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Em outra tradução disse: “Depois o Senhor disse: não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade”.

A responsabilidade da esposa é complementar o esposo, ajudando-o a ser o que Deus deseja que seja. A esposa não é uma propriedade do esposo, é sua companheira, que deve fazer feliz a vida de seu esposo. Ela deve fazer do lar um ambiente agradável, um lugar de paz e harmonia. Com sensibilidade e criatividade, deve sempre ajudar seu esposo, honrando e animando-o.

Temos ouvido dizer que as mulheres são o sexo frágil, mas não é tão assim. Elas são capazes de atos de heroísmo para salvar seu matrimônio. São capazes de suportar a dor, têm mais paciência para enfrentar as provações, mais determinação para conquistar seus objetivos. São solidárias nas aflições, amigas nas dificuldades e consoladoras nas tribulações.

Esposas: utilizem todo este arsenal para promover seu esposo e assim contribuir na construção do casamento feliz.

PEÇAM, CONFIEM E ESPEREM NAS BENÇÃOS DE DEUS PARA A CONSTRUÇÃO DO VOSSO CASAMENTO

Salmo 127:1: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção da mesma”.

Sem a presença e as bênçãos de Deus, tudo será mais difícil, pois par perfeito somente se encontra nas luvas, meias e sapatos. Na vida matrimonial é preciso das bênçãos de Deus para que duas pessoas com corações, pensamentos, famílias e costumes diferentes possam edificar com harmonia e felicidade esta união.

Confiar e esperar em Deus significa: descansar em seus braços; não depender de nossas forças, capacidades ou inteligência; não desesperarmos; e entregar tudo a Deus: nossos medos, problemas e necessidades.

Confiar e esperar é acreditar que Deus tudo pode e que Ele está no controle de todas as coisas. Salmo 37:5: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”.

Norberto Obermann

Mostrar todos os artigos