Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

Por que os cristãos comemoram o advento e o Natal?

Mário Hort - 05/12/2014

Apenas no 4º século a comemoração do aniversário de Jesus foi introduzida na igreja cristã, pois até essa época o cristianismo vivia na clandestinidade. O profeta Isaias disse: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz”. Is. 9:2

Mesmo depois de 400 anos da era cristã, as trevas da noite escura da superstição e a crença em deuses dominava o mundo. Segundo a enciclopédia “Brockhaus”, no dia 25 de dezembro os pagãos comemoravam a festa dos deuses “sol invictus” e “Mithra”, mas os cristãos venceram as trevas dos temores dos pagãos e transformaram a festa na maior celebração do cristianismo, com a comemoração do Natal de Jesus nessa data.

O poder da mensagem dos púlpitos cristãos transformou o temor das trevas do paganismo na maior festa do mundo.

O resultado desta celebração do dia 25 de dezembro como festa de aniversário de Jesus se estabeleceu de tal maneira que o mundo inteiro comemora o Natal. E em meio a toda esta celebração, em que muitos ainda não sabem o verdadeiro sentido do Natal, os cristãos apenas precisam dizer como dizia o profeta Isaias: “Porque um menino nos nasceu... e seu nome é maravilhoso, conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz”. Is. 9,6

E nós podemos dizer: “O menino nascido é Jesus o Cristo, o Deus Forte”.

Os cristãos do 4º século da era cristã descobriram uma ótima maneira de vencer as trevas com a luz usando a celebração de uma data pagã, convertendo a mesma data para acabar com as celebrações pagãs. Isso foi uma das maiores ou até a maior conquista de alguma celebração. Mas não é a única maneira de vencer as trevas, com a luz.

Nós, cristãos, colocamos em meio às comemorações dos temores dos pagãos a luz de Jesus, pois nós vimos esta grande luz, que resplandeceu na noite escura do medo dos deuses. Nós conhecemos esta luz, pois ela nos libertou do temor dos deuses e da feitiçaria.

Quando estive na África, os missionários me contaram destes temores dos povos dos deuses, que, segundo suas crenças pagãs, vivem em certas árvores, atormentam a vida dos povos pobres e desinformados.

Como os missionários venceram estes temores para os povos? Instruindo-os com o evangelho e falando da grande luz, em Cristo Jesus. Os missionários colocaram a luz de Deus na noite escura dos pagãos, falando-lhes de Jesus.

Um exemplo muito sublime eu pessoalmente observei nos para-choques dos caminhões brasileiros. Quem não lembra os dizeres de baixaria que se manchavam os para-choques dos veículos de carga do Brasil?

Porém, mais e mais caminhoneiros começaram a escrever no para-choque de seu caminhão: “Dirigido por mim, mas Jesus guiado por Deus” ou: “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”.

Esta luz que brilhou nas trevas da noite dos para-choques dos caminhões brasileiros fez surgir uma grande luz nas rodovias de todo o território nacional. Um caminhoneiro diz ao outro: “Eu andava em trevas, mas vi uma grande luz em Jesus porque o menino que nasceu é maravilhoso, conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da minha paz”. Os caminhoneiros sabem como fazer a luz de Jesus brilhar em seus caminhões, vamos também nós encontrar uma maneira de refletir a luz deste Natal, iluminar o ambiente onde Deus nos permite transitar no fim deste ano.

Mário Hort

Mostrar todos os artigos